Como fazer a manutenção correta dos pneus?

Como fazer a manutenção correta dos pneus? Saiba quais os principais cuidados a serem realizados para prolongar a vida útil dos pneus de seu veículo e garantir uma condução segura, além de evitar gastos caros no futuro. 

Ao comprar pneus continental para o seu veículo, ter em mente qual o tamanho adequado, nível pressão ideal, modelo, entre outros, são detalhes muito importantes para evitar prejuízos e garantir que o seu automóvel tenha um desempenho seguro. 

No entanto, além dos cuidados que devem ser realizados ao efetuar sua compra, o indicado é que se atente aos detalhes essenciais de como fazer a manutenção correta dos pneus para prolongar a vida útil dos mesmos. 

manutenção correta dos pneus
Como fazer a manutenção correta dos pneus? 1

Como fazer a manutenção correta dos pneus?

Pneus que são inflados incorretamente, apresentam defeitos ou danos visíveis e não são bem mantidos, o que pode causar danos ao veículo, desgaste prematuro e, até mesmo, acidentes.

Siga estas cinco dicas simples para realizar a manutenção segura dos pneus e garantir que eles atendam aos requisitos legais mínimos para sua segurança e a de sua família:

1. Verifique a pressão dos pneus regularmente

Você deve verificar a pressão dos pneus mensalmente, além de antes e depois de viagens longas ou viagens com cargas pesadas. Isso ajudará a manter a pressão dos pneus capaz de suportar o peso do seu veículo durante a viagem.

Certifique-se de verificar a pressão recomendada para seus pneus antes de fazer o ajuste. Você pode usar um medidor de pressão para medir a quantidade de ar a ser adicionada e preenchida, se necessário.

As informações sobre a pressão adequada dos pneus podem ser verificadas no manual do veículo, lateral do próprio pneu ou batente da porta do motorista. 

car mechanic changing wheels car
Como fazer a manutenção correta dos pneus? 2

2. Verifique se há desgaste incomum nos pneus

É muito importante verificar o desgaste dos quatro pneus – mas lembre-se, pode não aparecer imediatamente se algum dos seus pneus estiver danificado. Verifique a pressão dos pneus, a profundidade do piso e verifique se há danos antes de encher novamente.

Pode ser perigoso consertar um pneu, porque uma vez que você tem um ponto fraco, é impossível restaurá-lo. Se um pneu tiver um furo/corte, substitua-o o mais rápido possível.

3. Não sobrecarregue o carro

Os pneus não suportam peso ilimitado, certifique-se de não sobrecarregar o veículo. Ajuste a pressão do pneu para o peso adicionado, mas tome cuidado para não exceder o limite de peso do pneu. 

Se o fizer, corre o risco de desgaste e estouro do pneu. Saiba quanto peso seus pneus suportam consultando o manual de uso do seu carro.

hands only mechanic holding tire repair garage replacement winter summer tires 1
Como fazer a manutenção correta dos pneus? 3

4. Certifique-se de que as rodas estejam alinhadas e balanceadas

O balanceamento das rodas ajuda a evitar o desgaste prematuro dos pneus e elimina as vibrações que podem fazer com que os pneus se soltem. Ele protege a suspensão, a direção e os rolamentos – portanto, pode ser uma boa decisão a longo prazo ajudar na manutenção do seu carro. 

Você deve balancear as rodas do veículo quando um pneu é substituído, realizado o rodízio de pneus ou quando compra pneus novos.

Alinhamento de roda

Rodas e eixos desalinhados podem comprometer a segurança do seu veículo, mas podem ser difíceis de identificar. O desgaste irregular dos pneus pode indicar que as rodas precisam ser alinhadas. 

Rodas devidamente alinhadas proporcionam melhor manuseio e protegem os pneus contra desgaste irregular ou rápido. Eles também contribuem para uma melhor economia de combustível.

Rodízio de pneus

O rodízio de pneus deve ser feito a cada 10.000 km, o que é importante para evitar o desgaste somente nos pneus da frente ou traseiros. Assim você prolonga o período de uso, evitando ter que comprar pneus novos constantemente. 

my way mechanic holding tire repair garage replacement winter summer tires
Como fazer a manutenção correta dos pneus? 4

5. Seja um bom motorista

Manter uma velocidade constante e evitar acelerações bruscas pode reduzir o risco de desgaste dos pneus. 

Dirigir em alta velocidade pode danificar seus pneus devido ao acúmulo de calor e fricção, altas velocidades e também pode contribuir para uma rápida perda de ar ou excesso de pressão, bem como na frenagem e em curvas fechadas.

Aproveite as dicas para fazer a manutenção correta dos pneus do seu veículo e evitar gastos caros com reparação e trocas por pneus novos antes do tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *