10 IDEIAS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Aqui estão algumas dicas do OKARA Hub sobre como garantir uma boa comunicação nos canteiros de obras.
A boa comunicação é um componente essencial para o sucesso dos projetos de construção e desempenha um papel decisivo na economia de tempo e dinheiro durante o processo de construção.

Qualquer pessoa familiarizada com a construção civil concordará: a comunicação pode ser uma questão importante e uma chave para o sucesso em todo o processo de construção.
A falta de comunicação pode afetar o setor de construção em diversas áreas, com uma variedade de consequências negativas nos processos e resultados gerais. Pode afetar negativamente também o cronograma do projeto, a qualidade do resultado final, o aspecto legal, o orçamento definido e até mesmo a segurança das pessoas (1).
Mal-entendidos podem acontecer simplesmente por causa de caligrafia pouco clara, jargões diferentes ou termos mal utilizados, ou desenhos e documentos incompletos. A diversidade enriquece a maioria dos locais de construção, mas as diferenças culturais e linguísticas também podem levar a confusão e erros. Mesmo duas pessoas falando a mesma língua podem ter dificuldades em se comunicar devido a diferentes semânticas e interpretações (2). Com todas essas variáveis possivelmente afetando seu resultado, você pode realmente ver como caneta e papel ou tecnologia ultrapassada podem dificultar essa comunicação.
1. Dispositivos e Tecnologia:
É importante usar soluções digitais atualizadas que permitam a comunicação com os outros membros da equipe, independentemente do tipo de dispositivo que você está usando.
2. Reforce:
Transmita as mensagens de diferentes maneiras para garantir uma melhor compreensão.
3. Linhas de comunicação:
Estabeleça linhas claras de comunicação e cadeia de comando para mensagens e informações.
4. Clara e concisa:
A comunicação escrita deve ser correta, direta, simples e legível. Evite jargões/gírias.
5. Qualidade e atualizações:
Use software de documentos que rastreie revisões em todos os estágios do projeto e com todas as partes interessadas.
6. Treinamento contínuo:
Organize treinamentos contínuos sobre novos equipamentos, softwares, aplicativos, segurança e melhores práticas de gerenciamento de projetos e comunicação dentro e fora do canteiro de obras.
7. Incentive o feedback:
Quer estejamos falando de arquitetos, contratados ou trabalhadores da construção, o feedback de todos os envolvidos é importante. Certifique-se de que o feedback seja entendido nos dois sentidos e acompanhe-o.
8. Conexões:
Certifique-se de que as conexões adequadas e as redes em funcionamento estejam disponíveis, mesmo em locais muito remotos.
9. Tripulação qualificada:
A seleção de contratados e trabalhadores qualificados torna a comunicação mais fácil e eficaz para toda a equipe.
10. Atenção ao idioma:
Identifique se um segundo ou terceiro idioma serão necessários e como serão usados especificamente em segurança e logística.
Prestar atenção a esses poucos pontos deve ajudar a evitar alguns dos erros mais comuns que acontecem devido à má comunicação. Quando uma equipe consegue trocar conceitos e ideias de maneira clara e eficaz, isso torna as coisas mais fáceis.
Referências:
1. https://www.researchgate.net/publication/254858936_The_problem_of_communication_in_construction