10 IDEIAS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Aqui estão algumas dicas do OKARA Hub sobre como garantir uma boa comunicação nos canteiros de obras.


A boa comunicação é um componente essencial para o sucesso dos projetos de construção e desempenha um papel decisivo na economia de tempo e dinheiro durante o processo de construção.


Qualquer pessoa familiarizada com a construção civil concordará: a comunicação pode ser uma questão importante e uma chave para o sucesso em todo o processo de construção.


A falta de comunicação pode afetar o setor de construção em diversas áreas, com uma variedade de consequências negativas nos processos e resultados gerais. Pode afetar negativamente também o cronograma do projeto, a qualidade do resultado final, o aspecto legal, o orçamento definido e até mesmo a segurança das pessoas (1).


Mal-entendidos podem acontecer simplesmente por causa de caligrafia pouco clara, jargões diferentes ou termos mal utilizados, ou desenhos e documentos incompletos. A diversidade enriquece a maioria dos locais de construção, mas as diferenças culturais e linguísticas também podem levar a confusão e erros. Mesmo duas pessoas falando a mesma língua podem ter dificuldades em se comunicar devido a diferentes semânticas e interpretações (2). Com todas essas variáveis possivelmente afetando seu resultado, você pode realmente ver como caneta e papel ou tecnologia ultrapassada podem dificultar essa comunicação.


1. Dispositivos e Tecnologia:

É importante usar soluções digitais atualizadas que permitam a comunicação com os outros membros da equipe, independentemente do tipo de dispositivo que você está usando.


2. Reforce:

Transmita as mensagens de diferentes maneiras para garantir uma melhor compreensão.


3. Linhas de comunicação:

Estabeleça linhas claras de comunicação e cadeia de comando para mensagens e informações.


4. Clara e concisa:

A comunicação escrita deve ser correta, direta, simples e legível. Evite jargões/gírias.


5. Qualidade e atualizações:

Use software de documentos que rastreie revisões em todos os estágios do projeto e com todas as partes interessadas.


6. Treinamento contínuo: 

Organize treinamentos contínuos sobre novos equipamentos, softwares, aplicativos, segurança e melhores práticas de gerenciamento de projetos e comunicação dentro e fora do canteiro de obras.


7. Incentive o feedback:

Quer estejamos falando de arquitetos, contratados ou trabalhadores da construção, o feedback de todos os envolvidos é importante. Certifique-se de que o feedback seja entendido nos dois sentidos e acompanhe-o.


8. Conexões:

Certifique-se de que as conexões adequadas e as redes em funcionamento estejam disponíveis, mesmo em locais muito remotos.


9. Tripulação qualificada:

A seleção de contratados e trabalhadores qualificados torna a comunicação mais fácil e eficaz para toda a equipe.


10. Atenção ao idioma: 

Identifique se um segundo ou terceiro idioma serão necessários e como serão usados especificamente em segurança e logística.


Prestar atenção a esses poucos pontos deve ajudar a evitar alguns dos erros mais comuns que acontecem devido à má comunicação. Quando uma equipe consegue trocar conceitos e ideias de maneira clara e eficaz, isso torna as coisas mais fáceis.


Referências: 

1. https://www.researchgate.net/publication/254858936_The_problem_of_communication_in_construction

2. https://www.scribd.com/doc/16567787/Effective-communication-as-an-aid-to-construction-project-delivery

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